quinta-feira, 29 de março de 2012

Será que ele é cafajeste?


Fonte: Portal Bolsa de Mulher
No início, ele era superbacana, vocês se divertiam à beça, mas, com o tempo, o seu namorado se revelou um cara problemático. O que fazer nessa hora? Antes de tomar qualquer decisão, Mariuza Pregnolato, psicóloga clínica e especialista em Análise Comportamental e Cognitiva pela USP, recomenda que ambos apostem no poder da conversa. “Qualquer que seja o desconforto ou a dificuldade que esteja inviabilizando a confiança, deve ser valorizado por ambos e discutido honestamente. Toda vez que se sentir descontente, dê ouvidos a essa sensação e use-a para detectar o que está errado. Depois, tente conversar sobre isso. Exponha seus sentimentos e estimule-o a fazer o mesmo. Um papo honesto ajuda sempre”, acredita.


Para saber se você está lidando com um tipo problemático, a experiência conta, e muito. “À medida que amadurecemos, fica muito mais fácil identificá-lo, às vezes em um primeiro papo. A grande questão é que muitas mulheres adoram um problema. Sentem-se desafiadas em querer resolvê-lo, colocando-o na linha. Ou então, sentem-se tão solitárias que começam o relacionamento querendo entender o que o levou a ser assim”, explica a psicóloga Thays Babo. Para quem faz parte desse time, ela dá um conselho. “Não tente ser psicóloga do homem por quem se interessou. Psicoterapia tem que ser solicitada”, descontrai.


Será que você sabe apontar um cara problemático?


As psicólogas e o especialista em comportamento humano e quirólogo Felipe Okazaki vão ajudá-la nessa missão.


Grudento: “Ele precisa saber que seu comportamento provoca o desejo de afastamento, quer dizer, quanto mais ele grudar, mais desejo de liberdade vai provocar na sua parceira. Com jeitinho, é possível conversar para fazê-lo compreender que a distância gera saudade e que, depois de algum tempo separados, o encontro fica muito melhor. O grudento só desgrudará quando se sentir seguro de que você sempre voltará para ele. Se ele for inseguro demais e essa insegurança dele for a causa do grude, esqueça, ele não sairá do seu pé até aprender a ter mais autoconfiança. E isso não depende de você”, garante Mariuza Pregnolato. Baseado na quiromancia, conhecida como a arte de ler as mãos, Okazaki diz que o homem grude apresentará uma linha que termina no dedo indicador. “Pessoas românticas e que se dedicam demais na relação normalmente se decepcionam. São devotados e fiéis”, traça.


Viciados em trabalho: “Muitas vezes se tornaram assim pelo medo da intensidade de um relacionamento profundo. Não dedicam seu tempo a ninguém, por medo de sofrer, muitas vezes. Se a mulher se interessa por alguém assim, muitas vezes ela mesma pode não querer aprofundar um relacionamento. Ou pode se sentir indigna de ter um relacionamento decente. Ou ainda adorar se lamentar e fazer papel de vítima. Muitas vezes isto também tem raízes na família de origem”, explica Thays Babo. De acordo com o quiroprata, a linha que entrega se o cara é workaholic atravessa a palma da mão. “Essas pessoas sempre colocarão o trabalho em primeiro lugar”, diz Felipe Okazaki.


Cafajeste: “Ficar com um mulherengo não é problema, desde que ele não esteja sendo mulherengo enquanto tem uma relação com você. Se o relacionamento de vocês não é aberto, aquele em que ambos podem ter casinhos sem compromisso aqui e ali, é que existe um pacto de fidelidade e se, ainda assim, ele trai, não há nada a fazer com ele. O melhor é você mesma se perguntar: ‘Por que é que eu estou fazendo isso comigo?’ e buscar socorro para a sua autoestima”, recomenda Mariuza Pregnolato. Se tiver a oportunidade de dar uma olhadinha na mão dele, Okazaki adianta o que você provavelmente encontrará. “Uma linha curta, que identifica pessoas que não possuem responsabilidade quando se trata de relacionamentos amorosos. Eles preferem curtição”, conclui.


http://www.bolsademulher.com/amor/homens-problematicos_galeria-112486.html?foto=1

www.timos.com.br

Um comentário: