quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Comportamento: Quer entender a crise de maneira mais fácil?

Fontes: Record R7 Ressoar e Estadão
   

Assunto frequente nos noticiários do mundo todo, a crise do euro agora pode ser entendida por meio do jogo virtual “A Pequena Grande Crise 2: A Ameaça Agora é Outra”. Desenvolvido pelo economista Richard Rytenband e pelo especialista em comportamento humano Felipe Okazaki, esse jogo é uma maneira divertida e atual de entender quais os principais motivos que levam um país quebrar financeiramente. 

A metodologia usada neste jogo virtual é a mesma da primeira versão que recebeu indicações para prêmios e chegou a ser um dos finalistas do prêmio Nave Awards 2009 (Prêmio de Jogos e Entretenimento Digital Interativo), na categoria melhor jogo de educação da América Latina.

A segunda versão de “A Pequena Grande Crise 2: A Ameaça Agora é Outra”, reflete a atual crise da zona do euro e visa explicar de forma simples a origem e desdobramentos da crise atual. Para isso, o jogador atua como presidente da união européia e do banco central europeu e tem como missão salvar a zona do euro e a economia mundial, decidindo os rumos da taxa de juros, utilização de dinheiro para salvar países quebrados, intermediarem a negociação entre os grandes líderes europeus e muito mais.

Para auxiliar esta tarefa, o jogador ainda conta com ajuda de 2 consultores inusitados, uma paródia do ex-presidente americano George Bush e do atual Barack Obama. Ao final do jogo, poderão ser vistos três finais diferentes, dependendo do desempenho de cada jogador, baseado nas decisões que foram tomadas no decorrer de cada fase. “A idéia é ensinar jovens sobre como funciona a economia e o mercado financeiro, mostrando como pequenas decisões podem influenciar as bolsas mundiais” – garantem os idealizadores.

Para jogar é muito fácil, basta acessar o site - www.apequenagrandecrise2.com.br, inserir o nome do jogador, conferir as dicas e começar a repensar nas atitudes que deverão ser tomadas para salvar a Europa da crise do euro, além de entender mais sobre as taxas de juros, desemprego, entre outros problemas enfrentados por estas nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário