quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Por que existe tanta culpa em mim?

A culpa pode vir de memórias passadas, de repressões, de cobranças principalmente dos pais, mesmo que eles tenham sido ausentes.

Na linha da vida vemos se a pessoa nasceu independente, quando se tornou, ou se foi obrigada a ser, devido a alguma ausência dos pais.

Esta linha começa a se afastar da linha da cabeça quando a pessoa se torna independente. O que significa? É quando começamos a ter opiniões próprias e segui-las, independente de opiniões mais preciosas, que no caso pode ser a dos pais. Muitas vezes preferimos ter o comodismo do acolhimento e apoio deles. A ausência dos pais também pode gerar um sentimento de: “Sou assim por causa do meu passado”. O que na verdade pode ser um pretexto para não sair do lugar. Veja o porquê:

Tudo acontece porque temos um vício de pensamento:
 “Se eu tomar este caminho A, posso falhar e me culpar a vida inteira por não ter escolhido o caminho B”
Porém o que mais ocorre é de escolhermos o caminho C. O caminho de ficar estagnado esperando o destino escolher pra você. E esta atitude pode durar anos e anos de vida até que a pessoa encontre a coragem de mudar.


Dica I
POR ISSO O IMPORTANTE É TOMAR UMA DECISÃO! Que não seja a do comodismo! Você pode imaginar: “Encolhendo o caminho A, teria mais oportunidades". Mas escolhendo o caminho B, também irão existir milhares de oportunidades. O destino de se faz a partir de nossas decisões! Neste caso a culpa pode vir de não tomar decisões.

Dica II
Uma coisa importante é planejarmos nossa vida sem fantasiar demais. Uma coisa é você ter sonhos, a outra é você ir buscar eles a qualquer custo! Às vezes planejamos muitas coisas e executamos poucas. Por que na verdade estamos planejando 100 coisas e executando 10. E essa falta de concretizar gera uma baixa auto-estima e também a culpa de não ter realizado todas as tarefas. E por que não planejarmos apenas 10 coisas e executar as 10? Com certeza sua culpa de não realizar suas tarefas irão zerar!

Um fator importante que tem gerado culpa na atualidade é a culpa da dieta. Hoje a prática da dieta tem se tornado obsessão ao invés de ser algo saudável. E temos que tomar cuidado, pois esta culpa vai se alastrando para outras atividades de nossas vidas. Começamos até sentir culpas de coisas que não tínhamos antes. Uma dica é você se permitir em algum dia da semana pelo menos. Isso irá amenizar aquele seu “controlador” da mente, chamada por psicanalistas como Superego.

Temos muito medo da palavra arrependimento. Porém o seu verdadeiro significado em grego é: μετάνοια , metanóia, mudança de hábito. Alteração de comportamento passado que não obteve sucesso para um novo comportamento. Portanto o arrependimento não foi feito para sentirmos culpa, mas para mudarmos de atitude!

Tenham uma ótima semana! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário